quarta-feira, 28 de maio de 2008

II. INTERVENÇÕES COM PONTOS E LINHAS

Desde que se tenha o cuidado de usar arestas de tamanho idêntico, que configurem faces exatamente iguais, e material apropriado para dar a sustentação necessária a cada um, os poliedros regulares - também conhecidos como Poliedros de Platão - podem ser muito fáceis de fazer. Eles são cinco: cubo, tetraedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro.


Os modelos apresentados nas fotos foram feitos com palitos de dente e massa tipo espaguete ( arestas ) e massa de modelar ( nós ). Verificou-se a partir da prática que a massa de modelar serve muito bem como nó aos que apresentam faces triangulares e quadrangulares, já que essas têm menos arestas, enquanto com o dodecaedro a montagem é mais difícil e menos estável, pelo menos com os materias utilizados. Obsevou-se também que quanto maior a aresta utilizada, maior deveria ser o nó de massinha. Por esse motivo, o icosaedro foi feito com aresta menor que os demais, embora o volume dos nós não tenha sido alterado, o que aumentou a sustentação e facilitou a montagem.





O dodecaedro ( 12 faces pentagonais ) feito com massa de modelar e espaguete ficou "em pé" somente o tempo necessário para a obtenção da fotografia.